O que muda em procurement e tecnologia para 2020?

O que muda em procurement e tecnologia para 2020?

Não faz muito tempo que o setor de compras se preocupava unicamente com os custos. Essa mudança, para um setor de compras mais inteligente e estratégico, aumentou sua importância para os negócios e espera-se que essa importância continue em crescimento nos próximos anos, para que se torne ainda mais essencial para a empresa.

Pesquisa da Hackett Group mostrou que 85% dos gestores de compras acreditam que a transformação digital deve mudar a maneira como eles trabalham nos próximos anos. Para que isso se concretize, o setor precisa adotar tecnologias inovadoras e contar com uma organização mais enxuta, ágil e proativa para atender fornecedores e stakeholders.

Dessa forma, é essencial que a função de compras desenvolva um roteiro para realizar essa jornada e quatro recursos são vitais para isso: adotar definitivamente uma estratégia de transformação digital, melhorar o relacionamento com fornecedores, aumentar o envolvimento de stakeholders e desenvolver e manter talentos.

Mudanças para 2020

Para isso, o primeiro passo é entender que o setor continua em transformação e que 2020 deve ser ainda mais diferente dos anos anteriores. Novos modelos de compras devem ser analisados e adotados para que a empresa não perca terreno para os concorrentes.

  • A transformação digital
    Tudo começa com uma revolução tecnológica e com velhas práticas e processos manuais substituídos por sistemas automatizados e que ofereçam uma proposta de valor diferenciada. Na medida em que aplicativos baseados em nuvem, Big Data, inteligência artificial (IA), automação de processos robóticos e mobilidade começam a convergir, é preciso prestar atenção a como essas tecnologias melhoram a prestação de serviços, reduzem erros e tornam o trabalho de compras mais estratégico.

  • Relacionamento com fornecedores
    A tecnologia tem alguns efeitos colaterais benéficos, ajudando gestores de compras perceberem a importância de gerenciar fornecedores de forma eficiente e incentivando esses fornecedores a também adotarem novas tecnologias, melhorando a segurança, reduzindo custos e riscos; transformando esse fornecedor em um parceiro estratégico.

  • Stakeholders
    O setor de compras está evoluindo e se adaptando para acompanhar as mudanças que ocorrem no mercado. O profissional do setor, hoje, tem muito mais importância e precisa ser um consultor de negócios confiável. Isso pode demorar e cada um desses profissionais precisa entender as necessidades dos stakholders e também entender a amplitude dos desafios comerciais do mundo atual. Essa mudança requer que o profissional tenha em mãos insights e ideias que ajudem a tornar o processo de compras mais inteligente e que construam relacionamentos mais fortes e duradouros.

  • Talentos
    Executivos de compras precisam repensar a empresa e seus recursos e, com isso, criar novos perfis de profissionais. Especialistas em contratos de propriedade intelectual ou cientistas de dados, por exemplo, podem ser habilidades necessárias para o setor de compras. Apenas se o profissional de compras tiver conhecimentos digitais, a empresa pode se beneficiar plenamente das oportunidades trazidas pela transformação digital. A nova equipe de compras precisa ter conhecimento digital, colaborativo e de criar relacionamento com o cliente interno e fornecedores de diversas origens culturais ou geográficas.

O caminho para o setor de compras ainda é longo e pode mudar a qualquer momento. Ainda há diversas ações que precisam ser tomadas para que o setor tenha uma visão mais abrangente dos negócios, reaja rapidamente a essas mudanças e gere mais valor. A única certeza é a de que o setor precisa ir além do papel tradicional de apenas reduzir custos com aquisições e assumir um papel mais importante na estratégia de negócios da empresa.

O Cotabox permite que você tenha controle total dos processos de Compras por meio de uma única plataforma, acabando com os fluxos complexos de e-mails, orçamentos e planilhas que atrapalham o relacionamento com os fornecedores. Entre em contato e solicite uma demonstração.

Equipe Cotabox

Somos um sistema de gestão de compras e suprimentos B2B. Através do Cotabox, é possível gerenciar o processo de compras do começo ao fim. De fácil customização, o Cotabox se molda ao processo de cada cliente. Dessa maneira, é possível acompanhar a compra em cada etapa do processo. Possuímos 2 modos de compras, cotações e leilões, o que abre uma possibilidade maior para o comprador decidir pela melhor oferta.