Marketing de conteúdo para empresas B2B: Saiba por que investir hoje mesmo!

Marketing de conteúdo para empresas B2B: Saiba por que investir hoje mesmo!

O mercado B2B tem suas particularidades, por exemplo, é comum atender a um número menor de clientes, mas que compram um valor maior e são mais fiéis. As estratégias de marketing focadas nesse segmento precisam levar em conta a sua individualidade ao invés de apenas replicar aquilo que funciona no B2C. O marketing de conteúdo é um grande aliado para empresas que vendem para outras empresas e hoje você vai saber porque.

A responsabilidade de comprar bem

Um dos grandes diferenciais do mercado B2B é que a compra, na maioria das vezes, é uma atividade profissional. O cliente tem um setor de compras ou mesmo um único colaborador responsável por isso. Portanto, dificilmente um produto ou serviço será adquirido por impulso, no calor do momento, apenas por aspectos emocionais.

E é por isso que o marketing de conteúdo funciona tão bem: o cliente em potencial vai se dedicar a uma pesquisa antes de fechar o negócio, para saber como aquele produto poderá resolver as suas demandas, como vai melhorar a forma que ele atende seus próprios clientes, quais os prós e contras. Se os canais de comunicação da sua empresa forem uma fonte de informação segura e de qualidade, isso já irá depor a seu favor, porque ter acesso a um material confiável a respeito do segmento é uma necessidade do seu público-alvo.

Além disso, é bem provável que esse profissional responsável pelas compras responda a um superior, precisando justificar as suas escolhas. Ao investir no marketing de conteúdo e se tornar referência, a sua marca poderá se tornar uma opção mais apropriada no momento dessa justificativa.

Como deve ser o marketing de conteúdo focado em B2B?

Em qualquer segmento, é essencial que o conteúdo produzido seja de qualidade, traga informações aprofundadas e apresente fontes confiáveis. No B2B, isso é ainda mais importante porque o comprador conhece muito bem a sua necessidade, já que isso é parte do seu trabalho. Tudo que há de superficial, ele provavelmente já domina, por isso, a argumentação precisa ir além.

O seu cliente em potencial já inicia a jornada de compra com um conhecimento elevado, por isso, a marca deve encarar o conteúdo como uma forma de sanar as suas dúvidas. Também por esse motivo, os profissionais que fazem atendimento direto ao cliente (pessoalmente ou não) precisam ser bem treinados e serem as primeiras pessoas a terem acesso a cada conteúdo novo que é produzido. Se, durante a negociação, esses colaboradores não demonstrarem conhecimento e segurança, todo o trabalho de marketing de conteúdo poderá ser perdido.

Outro ponto interessante é que no meio B2B, mais do que no B2C, as estratégias de marketing de conteúdo precisam ser acompanhadas por ações de marketing de relacionamento. Uma vez que o lead é convertido e se torna um cliente, o conteúdo direcionado a ele (por meio de e-mail marketing e outros canais que propiciem essa comunicação direta) precisa ser estratégico no sentido de promover a fidelização. Conquistar um novo cliente nesse meio é mais difícil, daí a importância de manter os já existentes.

Equipe Cotabox

Somos um sistema de gestão de compras e suprimentos B2B. Através do Cotabox, é possível gerenciar o processo de compras do começo ao fim. De fácil customização, o Cotabox se molda ao processo de cada cliente. Dessa maneira, é possível acompanhar a compra em cada etapa do processo. Possuímos 2 modos de compras, cotações e leilões, o que abre uma possibilidade maior para o comprador decidir pela melhor oferta.