Como garantir uma excelente cadeia de suprimentos?

Como garantir uma excelente cadeia de suprimentos?

O sucesso de uma empresa depende de muitos fatores, mas pode ser conseguido através de um bom planejamento estratégico. Um desses fatores que são fundamentais e que influenciam muito no sucesso da sua empresa é a cadeia de suprimentos.

Se ela for realizada com agilidade e maestria, pode aumentar a competitividade da empresa no mercado, potencializando resultados e trazendo produtos e serviços de maior qualidade, fazendo com que a organização se destaque para seus clientes e entre a concorrência.

O que é a cadeia de suprimentos?

A Cadeia de Suprimentos, ou também chamada de supply chain, é todo o processo logístico de uma empresa que engloba desde a fabricação do produto até a sua entrega final. Ela é utilizada para agilizar a produção e entrega, além de reduzir os produtos em estoque, garantindo mais giro para a empresa e maior gestão do que é produzido.

A técnica abrange colaboradores, fornecedores, as transportadoras e comerciantes, passando por todas as etapas produtivas. E cada uma dessas fases – estoque, produção, transporte e distribuição – deve ser levada em consideração na hora de fazer seu planejamento.

Como garantir que ela seja efetiva?

Esse método funciona muito bem quando aplicado de maneira correta, mas se vier a falhar, pode impactar a empresa como um todo negativamente. Então é importante que ele seja bem estruturado e controlado.

E para fazer isso, sua empresa deve adotar métodos que possam gerenciar todos os elos da cadeia de maneira adequada, além de integrar todos esses pontos para que eles funcionem um de acordo com o outro e de maneira fluida.

Você pode unificar toda a gestão em um único sistema, para facilitar o acesso de toda a equipe, além de fazer uma previsão de demandas para evitar que recursos sejam desperdiçados e seu estoque fique parado.

Mantenha seus dados sincronizados e atualizados com seus fornecedores, e procure ter um bom relacionamento com cada um deles para garantir melhores produtos, preços e condições de pagamento. É importante também que seus processos internos estejam otimizados, portanto, busque maneiras para aumentar a produtividade, reduzir custos e desperdícios.

Ao manter a cadeia atualizada e organizada, você pode se comunicar de maneira mais clara com todos os envolvidos, podendo lidar com a demanda, a gestão de compras, de produção e da distribuição da melhor maneira possível. Assim, você vai se destacar em sua área e agradar o cliente, oferecendo um produto com mais qualidade e que foi produzido em menor tempo.

É uma boa ideia padronizar os processos executados nessa cadeia, facilitando o controle da coleta de dados. Assim, todo o trabalho que era manual e que levava muito tempo para acontecer, agora pode ser automatizado e ser realizado de maneira muito mais rápida.

Com todas as equipes da empresa e das etapas da cadeia trabalhando em conjunto, teremos desempenhos e resultados mais satisfatórios. Se você tinha dúvidas sobre como gerenciar uma cadeia de suprimentos, agora você já sabe como fazê-la funcionar. Coloque a cadeia em ação para conseguir mais resultados para sua empresa!

Se você precisa de um sistema para gerenciar sua cadeia de produção, conheça o Cotabox.

Equipe Cotabox

Somos um sistema de gestão de compras e suprimentos B2B. Através do Cotabox, é possível gerenciar o processo de compras do começo ao fim. De fácil customização, o Cotabox se molda ao processo de cada cliente. Dessa maneira, é possível acompanhar a compra em cada etapa do processo. Possuímos 2 modos de compras, cotações e leilões, o que abre uma possibilidade maior para o comprador decidir pela melhor oferta.