Como criar uma estratégia de marketing digital B2B eficaz

Como criar uma estratégia de marketing digital B2B eficaz

As estratégias de marketing mais comuns são para negócios B2C. Entretanto, há um imenso mercado B2B que muitas vezes se sente meio perdido em como planejar uma estratégia de marketing digital que realmente traz resultados. Preparamos esse conteúdo para lhe ajudar a entender melhor o marketing digital voltado para o B2B.

Antes de qualquer dica, vamos esclarecer a diferença entre B2C e B2B. Enquanto o B2B significa Business to Business, conhecida como transação feita de pessoa jurídica para pessoa jurídica, o B2B significa Business to Customer, que são os negócios realizados entre pessoa jurídica e pessoa física ou consumidor final.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR B2B

É uma venda considerada complexa, que envolve regras de compliance, orçamento disponível e normalmente busca-se pelo menor preço. É um compra feita pela razão, incluindo análise de orçamentos, estudo de possibilidades baseados em dados e informações que facilitarão na tomada de decisão e sem o fator impulso ou emoção na hora de efetuar a compra.

O comportamento deste consumidor é focado na redução de custos, crescimento do lucro, de produzir mais gastando menos. Ao mesmo tempo, sai na frente do mercado B2B quem tem autoridade no assunto. Portanto, tanto essa demonstração de benefícios que o cliente terá adquirindo o produto ou serviço quanto a autoridade, podem ser divulgadas e conquistadas utilizando o marketing digital.

REDES SOCIAIS PARA O MERCADO B2B

Obviamente isso depende de cada negócio, mas daremos aqui as duas principais redes que no mundo corporativo, qualquer negócio deve estar e tem espaço: Facebook e LinkedIn.

O LinkedIn é a plataforma voltada como rede profissional, seja na busca por emprego, busca por candidatos como para relacionamento para início de um futuro fechamento de negócio. É nesta plataforma que a empresa encontrará possíveis compradores para o seu negócio.

Já o Facebook, segundo a HubSpot é usado por 74% das pessoas como ferramenta profissional ou para ler sobre a reputação de um estabelecimento. 83% das transações B2B teve alguma informação de produto, serviço ou empresa consultada na internet antes da compra ser efetuadas pela empresa.

Em ambas as redes é fundamental ter um relacionamento com seu cliente, divulgar promoções, ter um e-commerce – se fizer sentido para o seu negócio e ir conquistando autoridade para a empresa. Só quem é visto é lembrado, você precisa estar presente.

CRIE AUTORIDADE, ENTREGUE VALOR

Você tem que entregar valor ao seu cliente. Mostrar como o seu produto ou serviço pode resolver alguma dor ou problema que o seu cliente possa ter no momento.

Um e-book com dicas sobre o seu mercado, alguma planilha útil ao seu cliente, um estudo de como o seu produto ajudou a reduzir custos de um cliente seu, tudo isso podem ser exemplo de material com valor agregado para você ir conquistando autoridade no seu mercado.

A autoridade significa que você conhece o seu mercado e sabe do que está falando. Significa passar confiança ao seu cliente. Essa sensação fará que durante essa jornada, talvez o seu cliente opte por você ao invés do seu concorrente, mesmo seu preço estando um pouco acima.

Aqui entram duas ferramentas fundamentais para o mercado B2B: o e-mail marketing (não é ultrapassado se bem utilizado!) e o blog! Essas são as duas formas mais eficazes para você entregar esse tipo de conteúdo. Planeje a estratégia de entrega e coloque em ação, e você verá resultados já na primeira semana!

Equipe Cotabox

Somos um sistema de gestão de compras e suprimentos B2B. Através do Cotabox, é possível gerenciar o processo de compras do começo ao fim. De fácil customização, o Cotabox se molda ao processo de cada cliente. Dessa maneira, é possível acompanhar a compra em cada etapa do processo. Possuímos 2 modos de compras, cotações e leilões, o que abre uma possibilidade maior para o comprador decidir pela melhor oferta.